domingo, 13 de abril de 2008

PROJETO LUIZ SOUZA VIRTUAL

Apresentação


Procurando implantar em nossa escola a Proposta de uma Escola de Todos Nós, Professores, Funcionários, Alunos e Direção resolveram criar este projeto. Um dos principais objetivos é levar a luz da sabedoria àqueles que necessitam dos conhecimentos básicos, da discussão em busca da plena cidadania, com um maior dinamismo. Tendo como eixo central a interdisciplinaridade e alta tecnologia.
O presente projeto surgiu da percepção dos professores, funcionários e direção em reduzir os índices de evasão, repetência, abandono e dificuldade de aprendizagem diante das diversas variáveis, a saber: acessibilidade, comprometimento, acompanhamento familiar, falta de referenciais, desestimulo e pouca ou nenhuma perspectiva para com a aprendizagem.
A partir desta constatação decidiu-se pela elaboração deste Projeto no equacionamento das problemáticas que interferem no processo ensino-aprendizagem se constituir em mais uma ferramenta no combate à evasão escolar e os altos índices de repetência, bem como melhorar a auto estima do corpo discente.


Justificativa

Justifica-se diante da localização geográfica: assim como o de acesso a todo tipo de conhecimento básico, por parte dos educandos. Mesmo aqueles que estão, perto geograficamente da escola, estão longe dos acessos tecnológicos. Contudo aqueles que estão perto da tecnologia a utilizam para jogos, brincadeiras, passa-tempo, ou seja, não a utilizam como fonte de pesquisa.

É importante porque se pretende dar uma nova faceta aos conhecimentos informáticos fugindo do senso comum de meras digitações de trabalhos escolares. Os quais se dizem perto da modernidade, porém distanciados da tecnologia atual.

É útil porque vai permitir que grande parte dos alunos possa utilizar os recursos que a Internet oferece e sistematizá-los seja na escola presencialmente, seja a distância de seus lares, ou até de locais públicos para acesso a rede mundial.

É pertinente visto que vai possibilitar aquele aluno que sequer, tocou fisicamente num computador poder ter acesso a esta tecnologia da Unidade de Ensino a qual disponibilizará docentes que irão preparar e orientar os educandos no uso das tecnologias

É necessário a fim de reduzir os índices de baixa estima dos discentes, posto que terá maior entusiasmo com tarefas escolares já que a ferramenta ofertada para tal é de grande interesse e curiosidade dos jovens.

É relevante por que os educadores apesar das dificuldades encontradas, o professores que naturalmente têm a vontade de levar a luz do conhecimento para acender a chama, que existe, em cada um dos educandos. Cuja visão é semelhante a, de qualquer criança. Sendo diferenciados apenas por aspectos: bio-psico-socio-cultural-religioso. O que com este projeto procurar-se-á quebrar paradigmas e estigmas conceptuais.

Visa, finalmente, trazer o alunado para a Escola no turno oposto às aulas. Preencher os espaços vazios com assuntos de caráter educativo. Cientificado que a família procura cercar seus filhos de proteção, a escola por sua vez tem a obrigação de assegurar condições de que os mesmos aprendam, no espaço que fica entre a aula de um dia para o outro, é muito grande. O qual seja mais atrativo do que para o aluno do que permanecer ocioso nas ruas. E é com a implantação do projeto Professor Luiz Souza – Virtual, alunos comprometidos com a aprendizagem, professores motivados, gestores cooperativos e democráticos, terão oportunidade de aprender informática, e por conseguinte formar-se-ão cidadãos da plenitude de seus direitos e deveres
.

Voltar página Principal [AQUI]

Nenhum comentário: